Como é que as pessoas em relacionamentos bons e felizes acabam traindo?

By
Atualizado: 18 de outubro de 2017

Por que as pessoas enganam e traem, e como os casais sobrevivem à infidelidade e saem mais fortes na outra extremidade? Esther Perel estuda essas questões e outras em seu trabalho como terapeuta de casais, escritor e apresentador de podcasts.

Seu novo livro, “The State of Affairs“, examina a infidelidade de todos os pontos de vista – a pessoa que traiu, a pessoa enganada e o terceiro – na tentativa de entender como tornar as relações modernas mais resistentes. A seguinte entrevista foi editada por comprimento e clareza.

Pode não ter nada a ver com a relação deles. As pessoas entram e me dizem: “Eu amo meu parceiro, e eu estou tendo um caso”. Falei recentemente com uma mulher com câncer. Com quem ela se encontra? A pessoa que a está ajudando a se reabilitar. Ela diz: “Acabei de me sentir atraída por essa pessoa. Eu me senti vivo. Tive uma vitalidade com ele porque ele estava me ajudando a melhorar melhor”.

Nem todos os assuntos, tanto quanto gostaríamos de pensar assim, são sintomas de casamentos problemáticos. E nem são sintomas de pessoas problemáticas. São expressões de pessoas que procuram algo.

Por que as pessoas não podem encontrar essa vitalidade com seu parceiro que conhece muito bem?

Porque o parceiro esteve com você no hospital todos os dias; O parceiro é aquele com quem você teve medo; O parceiro é aquele com quem você está pensando sobre o potencial de morrer. O parceiro esteve lá para ajudá-lo da maneira mais incrível e você não pode estar na frente desse parceiro e esquecer tudo isso com tanta facilidade. Os assuntos são histórias utópicas que vivem na margem de sua vida real.

Existe uma maneira de aproveitar esse sentimento dentro de um relacionamento?

Uma das coisas mais importantes do casal é realmente resolver isso. Para descobrir: como aconteceu isso? O que isso significa para nós? Existe alguma coisa sobre isso que poderíamos ter feito de forma diferente ou que eu poderia ter feito de forma diferente? Ou isso é completamente diferente de nós? Isso é muito difícil às vezes para as pessoas imaginarem.

Quando você tem essas experiências, não é necessariamente estar com outra. É sobre você ser outro. Não existe outra alternativa diferente de uma versão diferente de você.

Muitas vezes, um caso é uma experiência de galvanização. É ou: quebre ou refaz. Quando você o refaz, você tem que se perguntar: o que vamos fazer com isso? Nós não vamos apenas sofrer aqui. Vamos permitir que isso nos impeça de se reconciliar de maneira melhor, mais forte e mais honesta. Isso é o que significa quando as pessoas saem do outro lado, dizendo: Nosso relacionamento é muito mais forte.

Como é possível que um relacionamento seja mais forte após a infidelidade?

Volte para a metáfora da doença. Ninguém parece questionar isso quando você tem uma doença que ameaça a vida, pode mudar sua perspectiva. Isso pode ajudá-lo a reorganizar suas prioridades, perceber o que você não quer perder, onde você precisa aparecer de forma diferente. Isso não significa que você recomenda que as pessoas tenham câncer.

Esta crise às vezes matará a relação que já estava morrendo na videira, e as pessoas vão usar isso como a oportunidade de sair. Ou ele irá sacudir as pessoas de um nível de complacência, preguiça, distanciamento, mau comportamento que eles percebem que não querem perder o que construíram.

    TED - COMO FALAR DE UM JEITO QUE AS PESSOAS QUEIRAM OUVIR

    Já teve aquela sensação de estar falando mas ninguém estar ouvindo? aqui está julian treasure para ajudar. nesta útil conversa, o especialista em som ...

    COMO FALAR DE UM JEITO QUE AS PESSOAS QUEIRAM OUVIR | OI SEIITI ARATA 73

    Oi! seiiti arata. como você pode falar de um jeito que as pessoas queiram ouvir? você não precisa ter eloquência ou falar complicado. se você procurar, vai ...

    ORATóRIA #002 - COMO FALAR DE FORMA QUE AS PESSOAS QUEIRAM OUVIR | FERNANDO MES ..

    Todos somos comunicadores, mas alguns são mais eficientes e eficazes do que outros? quais pequenos pontos podem fazer grande diferença? Tudo sobre Como é que as pessoas em relacionamentos bons e felizes acabam traindo?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *