Biomedicina: tudo sobre o curso, mercado e instituições – Ciências Biológicas

By
Atualizado: 7 de março de 2017

A profissão de Biomedicina está voltada principalmente para a pesquisa sobre doenças, desenvolvimento de tratamentos, exames clínicos, novos modos de prevenção e aumento da qualidade de vida da população em geral.

Como o próprio nome designa, é uma carreira situada entre a Biologia e a Medicina. Os biomédicos não fazem cirurgias nem prescrevem medicamentos. Seu foco está na pesquisa, identificação e classificação microrganismos causadores de enfermidades, no desenvolvimento e evolução de remédios e vacinas. Este profissional trabalha principalmente em institutos de pesquisas, laboratórios de análises clínicas, hospitais, bancos de sangue e na indústria de medicamentos.

A profissão de biomédico é regulamentada e, para exercê-la, é obrigatório ter diploma de nível superior em curso de Biomedicina ou Ciências Biológicas – Modalidade Médica reconhecido pelo MEC e obter o registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM).

O curso

O curso de Biomedicina é do tipo bacharelado, dura em média quatro anos e prepara o estudante para entender as causas e maneiras de curar as mais variadas doenças.

Com foco em disciplinas da área da Saúde, é uma formação com carga horária intensa de aulas práticas e atividades em laboratório. Durante a graduação, os alunos são estimulados a desenvolver trabalhos científicos, participar de seminários e congressos na área.

Para se formar em Biomedicina é obrigatório passar por um período de estágio supervisionado e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Faculdades de Biomedicina

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Biomedicina:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia
  • Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para quem se forma em Biomedicina é amplo e está em expansão. Existem 37 especializações reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e os profissionais podem optar por seguir a carreira na área de pesquisa, saúde, meio ambiente, alimentos e docência, entre outras.

A biomedicina é uma profissão em alta e entre as áreas mais promissoras estão a reprodução humana e a pesquisa genética (células tronco, por exemplo). Um dos setores que mais empregam biomédicos é o de análises clínicas.

    PAPO SOBRE BIOMEDICINA - O CURSO, A PROFISSãO E PESQUISA BIOMéDICA

    E aí pessoal? neste vídeo a ideia era ter uma conversa sobre biomedicina. como é o curso de biomedicina? qual o papel do biomédico na sociedade? qual é ...

    50 FATOS CURIOSOS SOBRE BIOMEDICINA | EU E A BIOMEDICINA | CANAL DO BIOMéDICO

    Seguindo o fluxo de responder tag's, o cana do biomédico se inspirou na tag famosa "50 fatos sobre..." e respondemos 50 fatos curiosos sobre biomedicina, ...

    TUDO SOBRE MEU CURSO NA FACULDADE: BIOMEDICINA (DICAS E LIVROS)

    Lista dos livros descritos: fundamentos da fisiologia - guyton e hall (edição nº 12) biologia celular e molecular - junqueira e carneiro (ed. 9) genética ... Tudo sobre Biomedicina tudo sobre o curso, mercado e instituições – Ciências Biológicas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *